quarta-feira, 18 de maio de 2011

Governo dos EUA agora patrocina videogames considerados arte

Tradução livre feita por Henrique Bejgel em favor da comunidade gamer brasileira:


Fonte:  http://arstechnica.com/gaming/2011/05/is-your-online-game-art-government-money-is-waiting.ars


Atenção desenvolvedores online: o National Endowment for the Arts divulgou novas diretrizes para financiamentos e subsídios que estão agora disponíveis para jogos interativos digitais.
As novas diretrizes substituem as antigas e agora são muito mais abrangentes e expansivas.
"Nós vamos continuar a apoiar conteúdo de rádio e televisão", explica Alice Myatt, diretora do Media Arts no NEA, "mas também vamos apoiar o conteúdo desenvolvido para a web, para a liberação teatral, para telefones móveis, o conteúdo a ser distribuído via satélite, e até mesmo conteúdo para plataformas de jogo. "

Quanta generosidade do governo que estamos falando aqui? Subvenções  monetárias do NEA podem aparecer de todas as formas e tamanhos . Eles variam tipicamente de  10.000 a 200.000 dólares ", baseado na plataforma, na complexidade e na abrangência do projeto."
Para ser considerado
Isso significa que podemos esperar que jogos como Brink e LA Noire, de repente, aparecem em anúncios de subvenção NEA? Como é frequentemente o caso com este tipo de oportunidades, há restrições. Neste caso, eles parecem bem razoáveis, mas definitivamente vão complicar o processo de candidatura.

Os subsídios estão disponíveis para apoiar o desenvolvimento, produção e distribuição nacional de projetos de mídia "sobre as artes" e "projetos de mídia que podem ser considerados obras de arte".

Então,  chamei a funcionária do NEA Media Arts,  Maria Soares para perguntar o que parecia ser uma questão muito fundamental. Como é que o NEA define "obras de arte"? Acontece que, a agência não o faz. "Costumamos deixar isso para os nossos painéis", explicou Smith.

E quem irá constituir estes painéis? "Nós não sabemos ainda porque precisamos ver quem se aplica", disse ela. "Então nós vamos ver que tipo de experiência vamos precisar."

Assim, a questão de saber se um projeto de jogo discute propostas ou constitui a arte será respondida por aqueles a quem o NEA escolher para resolver o problema.
Altos padrões

No entando, as regras não são tão vagas como soam. O NEA exige que a proposta  demonstre  "excelência artística", definida como  "qualidade e importância artística do projeto." E  a agência sublinha quatro resultados que procura nas suas subvenções:

Criação:  Projetos astísticos que possuam  "os mais altos padrões de excelência através de um espectro diversificado de disciplinas artísticas e localizações geográficas." Este poderia ser um pedido de dinheiro para uma competição de design ou de uma série de oficinas de design.

Engajamento: Estes são os projetos que promovam algum tipo de arte. Entre as possibilidades listadas estão aquelas "que estendem as artes para as populações carentes, aqueles cujas oportunidades de experimentar as artes são limitadas pela geografia, etnia, economia, ou deficiência."

Aprendizagem:  Projetos que incentivem o desenvolvimento profissional dos artistas.

Habitabilidade:  Estas incluem atividades artísticas ", que se destinam a promover a interação da comunidade em espaços públicos" e "ações de sustentabilidade cultural que contribuam para a identidade comunitária e senso de lugar".

Nós podemos ver uma variedade de maneiras nas quais um desenvolvedor de jogos aspirante pode se encaixar nesses temas. Se você quiser tentar entrar nesta oportunidade, tenha em mente que você tem que ser (ou ser patrocinado por) uma organização sem fins lucrativos. O NEA, em breve realizará três webinars para explicar as novas diretrizes. Eles os transmitirão em 15 de junho, 13 de julho e 10 de agosto.

A data de inscrição é até 01 de setembro. "Mas, por favor", Myatt acrescenta, "não espere até o último minuto. Especialmente se você nunca tiver aplicado ao NEA antes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário